William Morris.
William Morris (Walthamstow, Essex, 24 de março de 1834 - Hammersmith, Londres, 3 de outubro de 1896) foi um dos pricipais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.
O conflito trágico na vida de Morris era seu desejo não realizado de criar objetos belos a preços acessíveis — ou mesmo de graça — para as pessoas comuns, enquanto que o resultado na vida real era sempre a criação de objetos extremamente caros para uma minoria óbvia. (Em seu romance utópico Notícias de Lugar Nenhum, todos trabalham apenas pelo prazer e objetos belamente confeccionados são dados de graça para aqueles que simplesmente os apreciam.)
Morris nasceu em Walthamstow, próximo a Londres. Sua família era rica, e ele foi para a Oxford (Faculdade de Exeter), onde se tornou influenciado por John Ruskin e onde conheceu seus amigos e colaboradores de toda a vida, Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones, Ford Madox Brown e Philip Webb. Ele também conheceu sua esposa, Jane Burden, uma mulher da classe trabalhadora cuja pele clara e cabelo cúprico eram considerados por Morris e seus amigos o epítome da beleza.
O movimento artístico que Morris e os outros tornaram famoso foi a Irmandade Pré-Rafaelita. Eles evitavam a manufatura industrial barata de artes decorativas e da arquitetura e favoreciam um retorno ao artesanato, elevando os artesãos à condição de artistas.William Morris morreu em 1896 e foi sepultado no cemitério da igreja na aldeia de Kelmscott, em Oxfordshire.
O Fragmento que mais gosto dele é este:
"Ah! A estranha vida de felicidade e maravilha
Que vivi, desde que meus pés jovens se foram
Daquele lar cinzento, pacifico, muito amado.
Mas agora, de fato, jogarei fora a carga
Da lembrança de esperança vãs que deram em nada,
De alegrias exultantes que trouxeram tristezas amargas.
O passado é passado, mas não posso esquecer
Aqueles dias, com a vida longa ainda pela frente
Ah, mas um momento, e aqui viro á página"
William Morris, The life and death of Jason, (Livro XVII)
OBS: QUEM VER ESTE LIVRO POR AÊ POR FAVOR ME AVISA!!
ESTOU LOUCA PRA LER xD
Comentários
Postar um comentário