Ansel Adams.

Ansel Easton Adams foi um fotógrafo dos Estados Unidos da América (São Francisco, 20 de Fevereiro de 1902, Carmel-by-the-Sea, 22 de Abril de 1984) filho de Charles Hitchcook Adams, um homem de negócios e Olive Bray. Aos doze anos mostra um grande talento musical, aprendendo sozinho a tocar piano. Em 1916 realiza fotografias no Parque Nacional de Yosemite, numa viagem com a família, usando uma Kodak Nº 1 Box Brownie que ganhou de presente dos pais. Adams voltaria todo ano para lá até o final de sua vida, suas fotografias mais conhecidas são as desse parque, principalmente as do grande monólito.
Fotógrafo norte-americano nascido em San Francisco, Califórnia, famoso por suas magistrais fotografias de paisagens de parques nacionais do oeste americano e importante inovador técnico, tornando-se um dos responsáveis pela aceitação da fotografia como forma de arte e um dos mais consumados técnicos da história da fotografia.
Voltado de início para a música, só se dedicou seriamente à fotografia a partir de quando publicou um álbum de fotografias onde procurava imitar a pintura impressionista, mediante a supressão de detalhes em favor de efeitos suaves, muitas vezes obtidos no laboratório (1927). Influenciado (1930) pelo americano Paul Strand, adotou-lhe o estilo, inteiramente oposto, e (1932) foi co-fundador do Grupo f/64, associação de fotógrafos que usavam câmaras de grande formato a fim de captar a infinita variedade de luz e texturas da natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 100 MELHORES POEMAS INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX

(Sonetos) Desvendando o mistério.