Conto: Metzengrstein*
“As vinganças que vós reservais repercutir-se-ão pelo mundo.
Coisas terríveis farei; que coisas serão não sei.
Sei apenas que farão tremer a terra”.
Rei Lear; ato 2; cena 4.
(SHAKESPEARE)
“Sempre em determinado momento de nossas vidas, percebemos que o que nos tornava tristes ou felizes há anos atrás se perdeu no meio do caminho e que os valores que estarão ao seu redor amanhã em diante só dependem do futuro que virá. Assim será seu caminho de amanhã em diante dependendo desse futuro incerto; que nós prende ao nada a um horizonte branco-gelo que para alguns ao primeiro olhar pode ser azul-turquesa, mais só depende do olhar de quem o vê”.
Era isso que Jack pensava enquanto fumava seu cigarro predileto e olhava para o movimento das pessoas que passavam apressadas a sua frente, ele estava em uma parada de ônibus, esperando o ônibus 118 para ir até a casa de Milly, mas o tempo parecia que havia parado por alguns instantes. Ele olhava incessantemente para o relógio, até que fim o ônibus chega e ele entra e se senta na última cadeira do lado esquerdo, olha pela janela as pessoas que passam sem destino e dentro dele o sentimento de culpa o pega pelos braços, ele fica pensando no que fez a noite anterior e se arrepende, mais sabe que mais cedo ou mais tarde fará tudo de novo.
Assim que desceu do ônibus segue caminhando até chegar à casa de Milly, ele cruza o portão e bate na porta meio que desconfiado, uma voz que vem da sala grita:
- Pode entrar esta aberta!
Ele entra e encontra Milly deitada no sofá tomando cerveja e assistindo TV, ele senta no outro sofá e pergunta:
- Estou precisando de grana, será que você pode me descolar uns 500 dólares?
Ela o olha como se já soubesse da sua visita inesperada e fala:
- A parada esta ruim demais, se for pra hoje eu não tenho. Mas eu tenho um serviçinho que pode rolar uma boa grana, vai ter um racha hoje na Rua Maia com a elite do Fliperama, os filhinhos de papai vão esta por lá, você corre pra mim e eu te descolo essa grana e um pouco mais se você ganhar, até porque você é o melhor que eu tenho!
Jack com uma cara de poucos amigos fala:
- Não. Quero algo certo nada de seu eu ganhar, to precisando dessa grana na urgência!
Eu faço todas as merdas por você e é assim que me agradece?
Milly grita em sua direção:
- É assim que você me trata, pois bem vá procurar seus amiguinhos do cassino e me deixe em paz, quando você se tocar que ninguém vai te descolar essa grana, eu estarei te esperando no lugar de sempre meu querido!
Jack com raiva bate a porta e sai sem destino no primeiro bar que vê pela frente entra e pede uma cerveja e manda aumentarem o som, á música que tocava era da Banda Evanescence que dizia:
I’ve been sleeping a thousand years it seems
Got to open me eyes to everything,
Without a thought without a voice without a soul
Don’t let me die here must be something more.
(Parece que eu tenho dormido mil anos, Eu tenho que abrir meus olhos á tudo, Sem um pensamento, sem uma voz, sem uma alma, Não me deixe morrer aqui, deve haver algo mais).
Jack acabou sua cerveja e seguiu para fora do bar quando vê uma bela garota dirigindo um caro importado e falando ao celular, o semáforo estava vermelho e ele passou ao lado de sua janela e ela nem olhou para ele, havia alguma coisa nela que o impressionava e o transportava para um lugar longínquo. Ele ficou parado na parada de ônibus só há observando de longe, em estado de petrificação dessa forma o semáforo fica verde e ela segue sem olhar para ele, mas a certeza de reencontrá-la é mais forte do que qualquer coisa que alguém poderia suportar.
Jack pega o ônibus de volta para casa. Chegando lá, assim que abre a porta da de cara com Michelle, uma bela morena de olhos verdes e cabelos cumpridos, que aparentava ter entre 20 e 21 anos, tomando vinho, seminua na sua sala e lhe fala:
-Oi Michelle!
Ela acabando a taça de vinho o olha com desprezo:
- Esta vendo porque eu sempre digo ao Billy para mudarmos daqui, não temos privacidade alguma e você por acaso já arrumou a droga do dinheiro do aluguel, eu não vou ficar sustentando nenhum vagabundo, ouviu Jack?
Jack prosseguiu até seu quarto sem olhar para Michelle e bate ferozmente a porta e pensa “Quem essa cadela pensa que é para me insultar desde jeito, vou falar com Billy”
Jack ficou trancado no quarto ouvindo música no último volume e fumando seu cigarro predileto, quando ele deu por si, já era noite e ele estava morrendo de fome, ele caminhou até a geladeira e pegou um pedaço de pizza que já fazia três dias que estava lá dentro, tomou a metade de um refrigerante no gargalo, ligou a TV e ficou assistindo um documentário sobre a segunda guerra mundial, quando Billy sai do outro quarto só de cueca e lhe pergunta:
- Jack então você descolou algum emprego?
Jack não respondeu continuou assistindo TV e comendo.
Mas Billy continuou: - Somos amigos á quanto tempo? Eu te conheço desde o maternal e sei quando esta acontecendo alguma merda com você, só estou dizendo que dessa vez, você deveria...
Antes que Billy completasse a frase Jack se levanta deixa a garrafa de refrigerante em cima da mesa; pega sua mochila que estava no outro sofá e sai.
Ele pegou o caro de Billy que estava na frente da casa e dirigiu até chegar onde quase todos os fins de semana aconteciam rachas apostados com os playboyzinhos. Assim que se aproximou da sua galera, Milly vem logo cumprimentá-lo e diz:
- Rapazes este aqui é o melhor corredor que minha equipe tem e sabe por que ele é o melhor?
Alguém gritou:- Por que ele é louco!
Milly riu e respondeu:
- Porque possui coragem e não tem medo da morte.
Jack ficou olhando a encenação de Milly e disse: - Cadê o carro?
Ela se aproximou dele e quase beijando sua boca lhe disse: - Ali meu amor...
Ele caminhou até chegar a um caro rebaixado, todo modificado conhecido popularmente como Tuning, sentiu a potência do caro e foi dirigindo até chegar á linha de largada.
Ali havia jovens que estavam em busca de diversão e outros estavam em busca de ganhar dinheiro, essa segunda alternativa era o que Jack buscava, ele se arriscava e muito para conseguir dinheiro, sabia que era perigoso, mas para ele tudo na vida tinha que ter vários riscos e era essa adrenalina na velocidade que garantia momentos de puro prazer e satisfação absoluta.
Tudo estava certo, os corredores assumiram suas marcas e o sinal para o inicio era um lenço que caia das mãos de uma bela loira de olhos azuis que ficava em frente aos carros, o lenço cai e os corredores deram partida e arrancaram com toda a velocidade que existia nos carros, Jack se foi e estava em segunda colocação, o brilho no olha e as mordidas nos lábios faziam parte da sua concentração pessoal enquanto ele corria, sua concentração espiritual era um rosto de alguém que já não estava mais ali para lhe dar a atenção e carinho que ele tanto almejava, e quando nos momentos finais ele consegue a vantagem, sente que todo seu corpo está possuído por uma força maior que lhe conduz ao primeiríssimo lugar, ele finalmente ultrapassa a linha de chegada sendo aplaudido pelos companheiros.
Assim que Jack sai do carro Milly logo se aproxima e fala:
- Estão vendo por que ele é o melhor!
Todos vieram em sua direção e começam a dizer as coisas de sempre “Você é muito louco meu irmão. Parabéns” ou “Velho você esta de parabéns, mas na próxima vez, vê se não se arrisca tanto”. Ele já estava acostumado a sempre ganhar em todos os rachas que concorria e a sempre sair acompanhado por belas garotas nos fins delas. Sempre tinha festas na casa de alguém para comemorar banhada por bebidas, sexo e drogas.
No outro dia ele acordou em outra cama em uma casa que não era a dele, com uma garota nua ao seu lado, ele se vestiu rapidamente e pegou sua mochila, conferiu a grana e tinha 600 dólares da corrida da noite anterior, ele caminhou até a saída e se foi.
Jack pegou o carro de Billy que estava estacionado e seguiu dirigindo até a casa dele, assim que entrou na casa, Michelle começou a mesma ladainha de sempre, ele entrou no banheiro, bateu a porta e se despiu caindo embaixo do chuveiro e por uns longos 30 minutos ficou pensando na sua vida em quanto á água gelada molhava sua cabeça e seus pensamentos.
Quando terminou o banho foi diretamente até seu quarto e vestiu uma calça jeans azul e uma camiseta preta e por cima colocou seu moletom preto, calçou seus velhos tênis All Star e seguiu até chegar à sala onde Michelle estava só de baby doll e perguntou:
- Onde Billy está?
Ela fez o sinal com a cabeça e disse:- No quarto!
Ele seguiu até o quarto e bateu na porta perguntando:- Billy posso entrar?
A voz de Billy como se acabasse de acordar responde: - Entre!
Ele entrou e caminhou até a janela que dava de frente para um jardim mal cuidado e falou:
-Vou te dar 500 dólares para o aluguel e para a comida.
Billy ainda deitado na cama olha para o amigo e lhe pergunta:
- Como arrumou dinheiro, fez as pazes com seu velho?
Jack muda a voz e lhe responde:
- Olha só, descolei a grana está ai (Jack joga o dinheiro em cima da cama ao lado de Billy) estou atrasado pra faculdade.
E saiu sem olhar para trás.
Quando Chega á faculdade ele esquece um pouco a vida, se lembra que é apenas um jovem universitário e que tudo que ele queria era de novo ter a vida de antes com a pessoa desejável.
Fumava seu cigarro despreocupadamente quando...
Uma das suas colegas de sala assim que o vê lhe pergunta:
- Oi Jackson como está? Não te vi ontem na aula.
Ele com um olhar distante lhe respondeu:
- Oi Beatriz, não pude vim, quer um cigarro?
Ela sorriu:- Não posso te enganar me dá um ai. Você está tão aéreo que me esquece de falar, vai rolar uma festa hoje á noite na casa da Sabrina tudo totalmente FREE, quer ir comigo?
Ela lhe pergunta isso com uma cara de garota apaixonada.
Ele da um último trago e responde:- Vamos sim.
Ela se aproxima e lhe da um beijo ardente.
Jack Chegou á casa por volta das 7 da noite e encontrou Billy assistindo á um jogo de basquete.
- Já que estamos sozinhos será que você poderia me dar o prazer de se sentar e conversa com seu melhor amigo?Disse Billy assim que vê Jack.
Jack caminha até a geladeira e pega uma cerveja e se deita no sofá ao lado de Billy e pergunta:
- Quem esta ganhando?
Billy lhe responde: - O time de azul.
Jack olha e pergunta: - Posso pegar seu carro hoje de novo; vai rolar uma festa e eu...
Antes que completasse a frase Billy responde:- Aqui estão as chaves!
Ele se levanta e sai.
Nessa mesma noite ele passa na casa de Beatriz e segue com ela até a casa de Sabrina para a festa. Chegando lá se encontra com os colegas de Faculdade e conversam um pouco e sempre quem da muita atenção a ele é Beatriz que o trata como se fossem namorados, mais na verdade Bia estava longe se ser sua namorada. E de repente uma bela mulher chega e parece que iluminou a casa, ela era a mesma moça que Jack se interessou no dia do semáforo,
“É ela sim” pensou Jack.
Ele tentou se aproximar dela e puxar papo mais sempre quando ela ficava sozinha alguém vinha e lhe roubava a atenção. Passou a noite inteira desse jeito, desse modo quando a festa já estava acabando e a metade dos convidados estava indo embora, a moça se perdeu no meio da multidão e sumiu em um piscar de olhos. Meio que frustrado com a chance que havia acabado de perder com a garota desconhecida ele começou a fumar no jardim da grande casa de Sabrina, quando estava sentado olhando a paisagem ao redor se aproxima uma pessoa desconhecida, ele ficou olhando para ela em estado de petrificação, enquanto ela caminhava e meio bêbada tentava discar um número no seu celular, ela não deu nem uma atenção a ele e quando ela já estava saindo ele exclama:- Oi!
Ela meia que sem saco pra conversar olha meia que de lado e diz:- Oi!
Ele pergunta: - É meio chato essas festas mesmo...
Ela sem entender o comentário lhe olha e fala:
- Bom se não está gostando é porque tem coisa melhor pra fazer em casa em uma sexta á noite!
Ele engoliu a seco e lhe respondeu: - Certo você me pegou!
Ficou um instante de silêncio.
Quando ele se aproxima dela lhe estendeu a mão e disse:
- Sou Jack e você é?
Ela estendeu a mão e quando ia falar seu nome um rapaz num estilo playboy se aproxima dela e fala:- Deixo-te sozinha por dois minutos e os urubus fazem a festa!
Ele entreolhou Jack como se fosse lhe dar um soco, puxou ela pelo braço e saíram.
Jack ficou olhando eles quase correndo pelo gramado até que eles param em frente a um carro estacionado do outro lado da rua, ele abre a porta para ela entrar e bate a porta com fúria.
Jack pensou “Até depois meu doce enigma”. E continuo fumando.
Quando foi levar Beatriz até sua casa, ela lhe faz um pedido:
- Tive uma boa idéia, porque você não dorme aqui hoje?
Ele observou Bia e disse-lhe:
-Onde estão seus pais?
-Bobinho foram passar esse fim de semana na casa da minha avó, dessa maneira a casa está só para mim... Quer dizer para nós!Ela o beija.
Na manhã seguinte ele foi acordado com beijos e teve direito á café na cama.
Já fazia um bom tempo que ele não era paparicado daquela forma e ele realmente gostava daquilo porque lembrava sua antiga vida mais ele respirou fundo e disse:
-Que horas são?
Ela sorriu:- Horas de você e eu temos uma conversinha!
Ele já imaginava do que se tratava a conversa quando ela começou a fala:
- Jack não é segredo pra ninguém que estou muito na sua, então será que não está na hora de assumimos nossa...
Quando ela ia acabar a frase ele interrompeu e falou:
- Bia o lance é o seguinte, eu gosto de ficar com você e de transar com você essa é a melhor parte, você é muito gostosa, só que não estou pronto pra me envolver desse jeito, desde o inicio eu te falei como é que rola comigo, nunca te enganei. Se você quer algo mais sério vou pular fora.
Quando ele disse isso ela fez uma cara de humilhada mais lhe deu um longo abraço e um beijo.
Ele friamente se levantou ainda nu, vestiu suas roupas e saiu sem se despedir.
Jack pega o carro e sai dirigindo até chegar á casa de Milly, assim que chega a casa ele é recebido como um Deus, Milly vai logo dizendo:
- O bom filho a casa torna não é mesmo Jack! O que te trás hoje aqui?
Ele com uma cara de ressaca pedi-lhe:
- Traga-me uma cerveja e veja se tem aqueles cigarros que eu gosto!
Ela foi imediatamente até a geladeira e pegou a cerveja mais gelada que havia e dentro de uma gaveta pegou um maço de cigarros dos quais, Jack era viciado.
Ela lhe entrega com um breve sorriso e lhe diz:
- Está tudo bem?
Ele responde: - Se esta me tratando como um Lorde Inglês é porque tem algo muito bom para mim não é mesmo senhorita Milly?
Ela sorri e se senta em seu colo e lhe fala ao pé do seu ouvido:
- Claro que tenho, hoje a noite haverá um racha envolvendo muito dinheiro e eu soube que um ex- amigo seu estará lá. Deve imaginar quem é?
Ele fez uma breve cara de ódio e disse:
- Ah! Meu velho amigo Paul Patterson.
Ela com um sorriso diabólico exclama:
- Sim. O mesmo que matou sua noiva!
Ele a olhou com nojo: - Cale-se!
Ela Sorriu ainda mais e lhe falou:
- Jack eu sei que está nessa de racha não só pela grana, mais por esse carinha que matou sua noivinha. Sei que você quer vingança e eu posso te ajudar hoje á noite meu amor!
Ele se levantou com uma fúria desigual; bateu agressivamente a porta, seguiu imediatamente para casa. Esperou até a noite quando Billy chegou do trabalho e lhe contou seu plano, mais Billy exclama:
- Quer meu carro pra fazer o quê?
Jack fala:- Irei matar o desgraçado que matou Brooke.
Billy lhe fala calmamente:
- Escuta aqui. Ela morreu e não há nada que você possa fazer para trazê-la de volta.
Matar ele não á trará de volta!
Jack com ódio lhe fala:
- Quando eu cheguei ao lugar onde ele a atropelou ela poderia estar viva se ele não tivesse fugido. Ele negou socorro e nós sabemos por que ele se livrou dessa!
Billy abraçou o amigo e lhe fala:
- Você tem que perdoá-lo pelo amor de Deus! Ele é seu irmão.
Jack em um pranto de ódio encara o amigo e grita:
- Ele não é meu irmão, aquela não é minha família, ele matou a mulher que eu amava e nunca, jamais irei lhe perdoa.
Jack saiu.
Michelle se aproximou de Billy e sem entender o que estava acontecendo pergunta:
- Billy porque diabos ele tem tanto ódio do irmão?
Billy a olha e exclama:- Não posso te contar meu amor! A história não pertence a mim.
Ela com uma cara de curiosidade pega ele pelos braços e exclama:
- Eu juro que não contarei pra ninguém!
Ele respirou fundo e como se soubesse que se não contasse ela iria passar a noite inteira lhe enchendo o saco lhe disse:
- Certo mais jamais diga a Jack que te falei isso. Jack era noivo de uma belíssima mulher, muito bonita chamada Brooke, eles estavam muitos felizes, mais uma tragédia acabou com tudo. Numa noite Jack e Brooke brigaram então quando Brooke arrependida foi até a casa de Jack lhe pedir desculpas, uma coisa terrível aconteceu, o irmão caçula de Jack estava bêbado e atropelou ela sem querer, na hora ele não se deu conta que era Brooke e por isso não prestou socorro, fugiu.
Ela olhando atônita para ele fala:
- Foi terrível mais só por isso ele ficou com raiva da família inteira?
Billy respirou novamente e continuou:
- Querida você já ouviu falar de David Patterson?
Ela olhou e com uma cara de sem entender respondeu:
- Sei sim, é um famoso advogado que sempre é requisitado pelos famosos e sempre ganha seus casos.
Billy diz: - Dr. David Patterson é pai de Jack.
Michelle com uma cara de total surpresa lhe fala:
- Não estou acreditando, Jack é rico, porque você nunca me disse isso?
Ele com uma cara de normalidade disse: - Sim ele é. Posso continuar a história agora?
Ela com um sinal de positivo balança a cabeça em sua direção.
E ele continua:- Então quando Jack descobriu que o irmão matou Brooke ele ficou possesso de raiva e queria matar o irmão. Como o pai é advogado ele quem defendeu o filho Paul e nesse caso o pai de Jack também ganhou alegando que o filho estava embriagado e que não tinha culpa do ocorrido, pois bem, Paul se safou por causa do pai, só que Jack não ficou feliz por que queria o irmão nas grades pelo o que ele fez a Brooke. Ele pegou uma longa discussão com o pai e saiu de casa desde então ele divide esta casa comigo.
Ela com uma cara de tristeza lhe fala:
- Realmente a vida de Jack é muito triste. Jamais pensei que poderia ter ocorrido isso com ele, eu devo um pedido de desculpas.
Billy a olha e fala: - Querida me prometeu que não iria comentar nada com ele. Sinceramente é melhor fazer de contas que não lhe disse nada, até porque Jack odeia que as pessoas sintam pena dele. Devemos respeitar sua privacidade e sua dor.
Jack estava esperando o ônibus para chegar até o lugar marcado do racha, ele olhava para as pessoas ao seu redor quando de repente para bem na sua frente o carro da desconhecida da festa.
Ela baixou o vidro e disse:- Oi!
- Você pode conversar com estranhos, senhorita?
-Até certo ponto você ainda não é um desconhecido, sei seu nome Jack.
- Hummm. Mais para mim ainda é, não sei seu nome?
- Quer carona?
Quando Jack se deu conta já estava dentro do carro dela e ele a olhava como se ela fosse uma imagem para ser adorada.
Ela pergunta: - Para onde vai Jack?
- Percebeu que ainda não me disse seu nome?
Ela o fitou e disse:- Sou Brooke!
Ele com um novo olhar sobre ela lhe diz:
- Belo nome Brooke. O que aconteceu naquele dia depois da festa?
Ela como se tentasse lembrar o ocorrido lhe fala:
-Bom o meu amigo é meio nervosinho e estava muito preocupado comigo...
Ele olhando mais profundamente para ela exclama:
- Se eu tivesse uma amiga tão bonita como você também ficaria preocupado, até porque havia muitos urubus a sua volta como ele mesmo disse.
Ela começou a sorrir naquele momento e por uma hora conversaram e ela dirigia sem destino. Quando Jack se deu conta da hora já havia perdido o racha.
Brooke o deixou na porta da sua casa e ele sem mais demoras faz um convite:
- Não quer entrar e tomar alguma coisa?
-Obrigada. Mais não posso. Disse ela.
Ele incansavelmente pergunta:
-Então pode pelo menos me dar o número do seu celular?Por Favor!
Ela pega uma caneta e anota em um cartão o número.
Eles se despedem.
Chegando á casa, assim que Jack acende as luzes. Ele encontra Billy dormindo no sofá, com o controle remoto nas mãos prestes a cair. Ele tenta acordá-lo.
Billy ainda em estado de sono olha para o amigo e fala:
-Meu Deus estava preocupado com você Jack, o que aconteceu?
Jack com um simples sorriso lhe fala:
- Brooke apareceu e esquece completamente que tinha que me vingar do meu irmãozinho.
Billy sem entender nada faz uma breve careta e olha em sua direção e pergunta:
- Definitivamente você pirou. Que droga esta usando dessa vez Jack?
Jack deu uma longa gargalhada que surpreendeu o próprio amigo que há tempos não via dando nem um sorriso qualquer.
Jack entra no quarto e bate a porta.
Assim que entra no quarto fica pensando na noite maravilhosa e nos papos com Brooke, ele acende seu cigarro, caminha até uma escrivaninha e pega um livro de Edgar Allan Poe e lê um poema em prosa que dizia o seguinte:
DE EUREKA
“Como ponto de partida, considerei simplesmente provado que o começo nada tinha por trás de si, nem diante de si, que era um começo, de fato, que era um começo e nada mais que um começo, em suma que este começo era... aquilo que era.
Jack tranca o livro e vai diretamente para cama onde tentar dormir e nesta noite se encontrar com o universo onde ele era o único habitante.
No dia seguinte assim que amanheceu Billy e Michelle foram acorda Jack.
Billy foi o primeiro a falar:
- Eu vou ser sincero, eu estava me habituando com seu mau humor e com seu silêncio e por diversas vezes me questionei por que como seu amigo só queria que você saísse dessa fossa onde estava. Por três anos, três longos anos eu respeitei seu silêncio e agüentei seus cigarros, mais depois de hoje de madrugada que você falou que Brooke apareceu e que você esqueceu a vingança, eu realmente estou achando que você esta louco e que devemos falar com seu pai.
Jack ficou olhando pra eles com uma cara de poucos amigos, e de sono absoluto, quando ele interrompeu falando:
- Quem disse que preciso do meu pai para alguma coisa, vocês me acordaram às 7 da manhã pra isso? Fechem a porta e vazem daqui!
Michelle olhou para cara de Jack e disse:
- Só queremos ajudar...
Ele olhou furioso e exclamou:
- Ajudariam se não se metessem na minha vida.
Eu conhece ontem uma garota que se chamava Brooke, esta satisfeito Billy?
Billy deu um longo suspiro e lhe disse:- Desculpe-me!
Acabou a conversa e Jack novamente dormiu.
Nesta mesma, tarde Jack liga para Brooke e marcam de se encontrar á noite.
Logo a noite veio. E o encontro de Jack e Brooke foi regado á muitas surpresas.
Ele levou ela para jantar em um famoso restaurante, tudo estava agradavelmente perfeito quando de repente seu pai aparece bem ao seu lado e lhe disse:
-Olá Jackson.
Ele levantou-se abruptamente e sem pestanejar respondeu:
- Não tenho nada para conversar com você. Vamos andando Brooke.
Ele se aproximou dela e puxou a cadeira educadamente para que ela se levantasse.
David Patterson o olhou com fascinação e disse:
-Meu filho faz tanto tempo porque não deixa de ser tão teimoso e volta para casa?
Jack deu as costas e pegou Brooke pelo braço.
Brooke sem entender o que estava acontecendo falou:
- Jack pode soltar meu braço agora, por favor!
Ele com uma cólera no olhar parecia que não podia ouvir.
Ele deixou-a na porta de seu apartamento e seguiu para casa.
Assim que chegou a casa não havia ninguém. Ele se afundou no sofá e começou a fumar descontroladamente no escuro e as palavras do seu pai ecoavam em sua mente
“Meu filho faz tanto tempo porque não deixa de ser tão teimoso e volta para casa”.
No outro dia começou novamente sua rotina, faculdade, e dessa vez encarar Beatriz.
Assim que entrou na sala Beatriz foi logo falando:
-Muito bonito me deixou sozinha e nem ligou para mim, eu liguei um milhão de vezes pra você sabia e nada de você retornar?
Jack em tom de tristeza lhe fala:
- Bom dia pra você também Bia. Pois é, estava ocupado. Agora será que você pode se calar?
Eu quero assistir a aula em paz!
Ela caminhou até a última cadeira da sala e se sentou lá chorando abafadamente.
No fim da aula, quando Jack estava caminhando pelo corredor ele vê Brooke sentada na sala do reitor.
Ele abre a porta e lhe fala:- Oi!
Ela meio assustada responde: - Oi!
- Você vai demorar muito? Eu queria muito conversar com você.
- Acho que sim.
Ele respira: - Quero sair com você hoje é claro se você quiser.
Antes que ele terminasse, ela responde:
- Acho que você mudou muito ontem, em um instante estávamos totalmente á vontade e nos divertindo e depois que aquele senhor Patterson se aproximou você parecia tão agressivo.
Ele a olhou e disse:
- Dr. Patterson é meu pai e se eu o tratei daquela maneira foi porque tive meus motivos. Prometo que se você aceitar irá ter uma noite maravilhosa!
Ela sorriu e disse:
- Façamos o seguinte me ligue ás 7 horas e eu lhe darei a resposta.
Ela saiu.
Às 7 horas em ponto Jack liga para Brooke e ela aceita seu convite.
Dessa vez com medo se encontrar com seu pai, Jack a leva para o cinema e depois eles vão a um rinque de patinação. Eles dão enormes gargalhadas com seus tombos mais ela o surpreende quando começa a patinar de verdade. Ele a observa ao longe e assim que se dá conta pensa “Ela é tão parecida com minha Brooke”.
Assim que o encontro acabou Jack leva Brooke até uma cobertura que pertencia á família dos Patterson. Essa cobertura ficava em frente a uma praia paradisíaca, os dois passaram a noite juntos e na manhã seguinte assim que ele acordou, ela não estava deitada ao seu lado.
Jack ficou em total desespero levantou-se e caminhou até o banheiro e nada de Brooke ele ligou para a recepção e perguntou:
-Oi aqui é da cobertura 302. Eu gostaria de saber se algum de vocês viu a minha namorada passar por ai? O nome dela é Brooke.
A recepcionista da outra linha responde:
- Senhor Patterson sinto muito mais eu não vi sua namorada!
Ele desliga o telefone; se conteve por um momento e pensou “Ela deve ter ido para praia e espera por mim”.
Jack desceu o elevador com uma calça jeans e com os pés descalços e caminhou até o saguão quando um dos empregados comentou com os outros:
- Estão vendo esse jovem?
Todos olharam em direção a Jack e balançaram a cabeça em sinal de positivo.
O empregado continuo:
- Eu fui levar champanhe para sua cobertura ontem á noite e ele estava deitado conversando sozinho, como se houvesse alguém com ele. Achei que ele estava drogado ou coisa assim, mais agora da para perceber que ele é retardado.
Uma das recepcionistas comentou no meio da conversa:
-Vamos falar com o gerente e manda que alguém venha pegá-lo acho que ele esta ficando louco, porque hoje de manhã ele ligou duas vezes me perguntando se eu havia visto sua namorada que se chama Brooke. Coitado! Ele chegou aqui sozinho, sem ninguém.
Os empregados do hotel seguiram até o gerente e contaram o ocorrido.
Imediatamente o gerente ligou para o senhor Patterson e este cancelou todos os seus compromissos e foi imediatamente buscar o filho e levou com ele uma equipe para trazê-lo de volta. Assim que o senhor Patterson se aproximou não pode acreditar que seu filho Jackson David Patterson de 21 anos que tinha um corpo atlético e um sorriso maroto, estava ali bem na sua frente pálido e magro em um estado deplorável, caído na areia de uma praia paradisíaca, falando sozinho como se alguém estivesse ao seu lado. O senhor Patterson abraçou o filho e o beijou na face mais este foi frio e agressivo com ele.
Depois de dois dias sem Jack aparecer em casa, Billy liga para a casa da família dele e fala diretamente com o senhor Patterson:
-Senhor David aqui quem fala é Billy o amigo de Jack, eu estou muito preocupado com seu filho, faz dois dias hoje que ele não volta para casa e eu estou desesperado, já liguei para todos os amigos dele que eu conheço e ninguém, absolutamente ninguém sabe onde ele está.
Também já tentei diversas vezes ligar pra o celular mais só esta dando desligado.
Eu sei que ele vai me odiar se souber que eu liguei para o senhor, pedindo ajuda, mais eu estou desesperado!
-Se acalme Billy, ele está bem. Ele esta precisando muito da sua ajuda, será que pode vim aqui amanhã para uma conversa com um psiquiatra que esta cuidando dele. Disse calmamente David Patterson.
Billy na outra linha disse em tom de desespero:
- Psiquiatra? O que aconteceu?
Senhor Patterson fala:
- Jackson passou por um trauma muito forte e dessa forma agora ele precisa de ajuda porque sozinho não poderá superar. Ele teve uma grande crise ontem de manhã e esta internado em um hospital psiquiátrico. Por isso lhe peço que venha até minha casa amanhã para uma breve conversa com o psiquiatra de Jackson.
Billy em tom mais despreocupado fala:
- Claro senhor David amanhã ás 9 horas estarei em sua casa.
Billy Desligou.
Billy decidiu levar Michelle para lhe acompanhar até a casa dos Patterson.
Na manhã seguinte Chegando á sala de visitas. Michelle ficou bestificada com a mansão dos Patterson e comenta com Billy:
- Ele deixou todo esse conforto e foi morar naquela casa com você, acho que ele estava louco mesmo. Sorrisos.
O senhor David Patterson caminhou em direção a Michelle e Billy e os cumprimentou:
- Obrigada por terem vindo!
Ao seu lado estava um homem que aparentava ter seus 30 e poucos anos, estatura mediana, cabelos louros e intensos olhos azuis. O senhor Patterson os apresenta e fala:
- Este aqui é o Dr. Richard Presley, tratasse de um renomado especialista no campo de psiquiatria e ele está cuidando do caso de Jackson.
Michelle e Billy falam juntos:- Muito prazer!
Assim que se sentam o Dr. Richard começa a conversa com Billy e pergunta:
-Billy se você fosse falar resumidamente das últimas semanas de Jack o que diria?
Billy disse:- Sempre fomos amigos e conversamos sobre tudo, só que á algumas semanas ele estava totalmente distante de mim, ele chegava e se trancava no quarto, estava fumando descontroladamente e ouvia música no último volume e sempre quando eu ia conversar sobre o que estava fazendo, ele sempre me ignorava. Eu achei aquilo estranho mais respeitei seu silêncio e sua dor. Bom mais tudo mudou com esse racha que foram lhe contar que seu irmão Paul estaria lá, ele passou de solidão á fúria, no dia do racha me pediu o carro emprestado e eu lhe disse o que achava daquilo então ele saiu furioso, fiquei esperando ele até que ele chegou de madrugada tão feliz e quando eu perguntei o que havia acontecido no racha ele me disse “Brooke apareceu e esquece completamente que tinha que me vingar do meu irmão”.
Depois desse dia ele passou mais uns dias tão eufórico e alegre, mais estava estranho, falava no telefone com uma pessoa em tom de apaixonado. Ele comentou que havia conhecido uma Brooke, mais acho que o senhor Patterson lhe contou a historia que aconteceu com a noiva dele Brooke não é?
O Dr. Richard fez um sinal com a cabeça e disse: - Sim. Prossiga!
Billy respirou e continuou:- Então ele falou que tinha conhecido uma Brooke, só que semana passada eu atende a alguns telefonemas de uma garota querendo falar com ele, mais quando perguntei quem era ela me disse que era Beatriz da Faculdade sua namorada.
Bom eu não sabia que ele estava namorando, ele não me disse nada. Então acho que isso é tudo doutor.
-Interessante. Por acaso você tem o número dessa Beatriz? Disse o Dr. Richard.
Billy pegou seu celular e aproximando o aparelho até perto do Doutor e fala:
-É esse aqui.
Dr. Richard mandou que Billy falasse com Beatriz e pedisse que ela entrasse em contato com ele.
O Doutor olha para o senhor Patterson e lhe pergunta:
-Senhor Patterson seu filho tem algum trauma de Infância?
David Patterson o olha e lhe responde:- Não acho que não.
Dr. Richard lhe pergunta outra vez:- Então o senhor tem certeza que os problemas emocionais dele começaram com a morte de Brooke?
Senhor Patterson fala:- Meu filho era um rapaz normal que gostava de esportes e viagens, sempre teve uma personalidade forte e nunca havia gostando de uma pessoa como gostava de Brooke, ele tinha uma completa adoração por ela e depois da tragédia que bateu sobre ele, ele jamais foi o mesmo. Como lhe disse, ele brigou com toda a família por que defende seu irmão no tribunal, ele jamais me perdôo por isso, ele me culpou porque defende Paul. Mais o que ele não entende é que todos os dois são os meus filhos e eu faria tudo para protegê-los.
Dr. Richard responde:- O que seu filho tem é um problema emocional e pode ser curado se tratado adequadamente, acho que ele está passando por uma metempsicose.
- O que é isso doutor? Perguntou Michelle Curiosa.
- Metempsicose é a teoria da transmigração da alma de um corpo para o outro ou passagem da alma de um corpo para o outro, também é uma doutrina que segundo a qual a alma pensante imortal pode animar sucessivamente corpos diferentes. Na índia, a alma humana, parcela da universal, devia sofrer males de um grande número de existências, bem como a purificação da virtude e do coração, antes de se reunir novamente á alma universal. Muitos afirmam que a alma é imortal e tem como campo de atividades a incomensurável série dos mundos. Em outras palavras posso dizer que em um dos mundos de Jackson, Brooke é imortal e vive, habita nele.
Todos ficaram ali na sala por mais uma hora. Despediram-se em seguida.
No dia seguinte Beatriz estava no consultório do Dr. Richard e ele fala:
- Bom já que conversamos sobre o estado mental de Jackson Patterson queria saber de você Beatriz. Como começou seu relacionamento com ele?
Beatriz meio nervosa disse:
- Tudo começou na faculdade eu e ele, estudamos o mesmo curso. Eu me interessei por ele primeiro, achei ele diferente, misterioso e bem distante e sua beleza me chamou bastante a atenção, começamos a sair á uns quatro meses mais eu confesso já estava me apaixonando desde nosso primeiro encontro, e na nossa primeira transa ele me deu um vestido e mandou que eu vestisse, ele me chamava de Brooke, eu atende ao seu pedido e ele era muito carinhoso comigo quando estava vestida com o vestido, mais no outro dia sei lá ele me tratava de uma forma completamente diferente.
-Ele batia em você? Perguntou o Dr. Richard anotando tudo o que ela dizia.
Ela sorriu e disse:
- Nunca me bateu. Quando digo forma estranha quero dizer que ele passava de carinhoso á agressivo com as palavras. Mais ele nunca havia me falado dessa noiva a tal de Brooke, ele só dizia que não estava pronto para se envolver com ninguém seriamente e que se eu quisesse ficar com ele teria que ser do seu jeito.
O Dr. Richard agradece a Beatriz e quando ela se levantou para ir embora pergunta:
- Eu posso visitá-lo Doutor?
Ele a olhou e disse: - Nesse momento não seria prudente senhorita.
Uma lágrima escorreu por sua face e ela suspirou dizendo:
- Estou grávida doutor, irei ter um filho do Jack!
_____________________________________________________________________________
Jack ficou internado por dois anos em um hospital psiquiátrico.
No primeiro dia que saiu do hospital era uma ensolarada tarde de mais um fim de ano, ele olhou para o céu e contemplou a imensa grandiosidade universal ao seu redor, e se sentiu livre. Deu-se conta que liberdade era um precioso tesouro e que tudo a partir daquele momento seria diferente, sem correntes amarradas aos seus pés e sem correntes atormentando seus mundos interiores, ele se deu uma nova chance de buscar aquilo que o pertencia que sempre o pertenceu: FELICIDADE.
E enquanto ele olhava as pessoas passando de um lado para o outro pela janela do carro do seu pai, ele pensou no quanto John Donne tinha razão quando dizia: “Nenhum homem é uma ilha. O que acontece a um; acontece a todos nós; pois somos todos feitos de barro e poeira de estrelas. Partilhamos os mesmos momentos do tempo. O segundo ponteiro universal começa no seu imperdoável e inexorável avanço para o minuto seguinte”.
Ele sorriu e imaginou todas as expectativas que poderiam se torna realidade no próximo ano e no seu filho que só agora poderia pegar em seu colo e lhe dar toda atenção e carinho.
Dessa vez ele prometeu para si mesmo que iria encarar os problemas que o abalavam com ajuda e não se fecha em um mundo onde o único que ditava as regras era ele mesmo.
Ele aprendeu que não podemos escolher como nos sentimos, mais podemos escolher o que fazer a respeito.
NOTA DA AUTORA:
*Metzengrstein= Significa História de imaginação sobre a metempsicose.
Este conto foi escrito depois que li o livro: TELL ME YOUR DREAMS de SIDNEY SHELDON*
Dedicado á C.T.O (Por colocar em minhas mãos seus segredos interiores).
Comentários
Postar um comentário